Livros que quebram Tabu's
Em pleno fervo de publicações de livros, algo que anda chamando a atenção de leitores e leitoras do mundo inteiro são os autores que embasam suas narrativas em temáticas que ainda causam desconforto na sociedade moderna.
Sejam questões como suicídio, problemas mentais/físicos, bullying, relacionamentos abusivos e até mesmo a questão da orientação sexual. Apesar de já existir alguma literatura voltada para adultos, com personagens que enfrentam isso de forma direta, um novo movimento tem surgido para atingir uma nova faixa etária: os jovens.
São livros de categoria infantojuvenis, juvenis e YA que abordam a temática de forma mais branda, mas diretamente no cerne do cotidiano dos adolescentes.
Na postagem de hoje vamos falar brevemente sobre alguns temas que tem sido abordados e indicar obras para ofertar para este público!
Suicídio
Assunto sempre delicado de ser abordado, mas que está, infelizmente, em alta nos dias atuais. Para preparar os jovens muitos autores tem investido em histórias sobre arrependimento ou então com personagens que precisam aprender a viver com a dor ao perder alguém. Eis as nossas indicações:
Relacionamento abusivo
Quando saber que se está em uma relação saudável? Seja com a família, amigos ou até mesmo um companheiro, a linha pode ser muito tênue e muitas de suas "vítimas" acabam percebendo tarde demais que estão em uma grande enrascada. E, infelizmente, nem mesmo o alerta de outras pessoas pode ajudar a sair dessa. Nada melhor que algumas histórias para servirem de alerta e para deixar os olhos bem abertos!
Bullying
Apesar de toda a preocupação que escolas tem tido para falar "abertamente" sobre este assunto, ainda é muito difícil para a grande maioria dos jovens em abrir-se e revelar que estão sofrendo perseguição por um colega ou até mesmo por um grupo. Como sair dessa boca de sinuca? Violência? Suicídio? Troca de escola? Conversar com um adulto? Tantas opções que acabam sendo abordadas em diferentes narrativas!
Problemas físicos e psicológicos
Se já é difícil lidar com a adolescência, o dia-a-dia na escola e a onda incessante de hormônios sendo bombeados, ter que lidar com algum problema físico ou psicológico pode tornar a carga mais pesada ainda. Visando demonstrar as diferentes formas que o ser humano pode ser, as obras que tenham personagens com estes tipos de problemas servem não apenas para exemplificar, mas também para trazer um sopro de alento para leitores que estejam no mesmo barco. Aqui inclui-se assuntos mais "pesados" como bulimia e anorexia.
Orientação de gênero
Em voga no momento, tentar falar com adolescentes sobre orientação de gênero e sexual pode ser bem complicado e até mesmo delicado (dependendo do ambiente e da família). Sentindo isso muitos escritores resolveram abraçar a causa e começar a escrever sobre o assunto, escolhendo principalmente personagens que estejam passando por esse problema. E tudo torna-se mais legal quando percebe-se que muitos usaram da experiência pessoal para dar mais carga real à narrativa!

Depressão | Ansiedade
Cada vez mais presente na vida dos jovens, é difícil não encontrar algum que precise tomar remédios e/ou tenha acompanhamento por questões psicológicas. Problemas do século XXI ou uma doença real e silenciosa que ainda não é bem compreendida pela sociedade? Essas obras mostrarão o lado ruim de ter tal problema!












Comentários
Postar um comentário